Programa de Pós-graduação em Neurociência Translacional

Além da atuação na área da pesquisa, o INNT também se dedica ao ensino. Desde janeiro de 2017, o Instituto mantém o Programa de Pós-Graduação em Neurociência Translacional (PGNET), voltado exclusivamente para o Doutorado. A ideia é formar doutores que farão a convergência da neurociência básica com a saúde e as doenças do sistema nervoso.

O diferencial do Programa é a ampla rede do INNT, distribuída por todo o Brasil, o que possibilita que o doutorando tenha acesso a coorientadores de diferentes grupos de pesquisa e instituições. O PGNET é coordenado pelo Professor Dr. Vivaldo Moura Neto.

Por ter esta mobilidade, uma das características do Programa é o uso de ferramentas digitais para a realização das disciplinas. Alunos e professores se encontram, por exemplo, por videoconferências e trocam informações por meio da plataforma Moodle. Os parceiros estrangeiros do INNT também enriquecem a formação, participando coorientadores de teses, seja formal ou informalmente.

O PGNET tem, em seu eixo, quatro temas:

– Biologia dos tumores do cérebro, com uma interação forte entre a pesquisa dita básica, a neurologia e a neurocirurgia, como ações translacionais;

– Neurociência do envelhecimento cerebral normal e patológico, investigando mecanismos neurobiológicos e os correlatos clínicos relacionados ao envelhecimento saudável e as doenças neurodegenerativas;

– Bases neurais das memórias de medo e da memória de reconhecimento social, em relação com a terapia do estresse pós-traumático e com os efeitos da idade e das doenças neurodegenerativas respectivamente;

– Modulação da função trigeminal como modelo para o estudo da migrânea e de outras doenças cerebrovasculares.

 

Próximo processo seletivo:

O Instituto Nacional de Neurociência Translacional (INNT) divulgou o edital de seleção para ingresso no curso de doutorado de seu programa de Pós-Graduação em Neurociência Translacional. As inscrições vão até 5 de março de 2018.

O início do programa de doutorado se dará no primeiro semestre de 2018. O PGNET é sediado no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Para se inscrever, os candidatos devem enviar os documentos requeridos ao coordenador do PGNET, Vivaldo Moura Neto, pelo e-mail vivaldomouraneto@gmail.com.

Para saber mais sobre os documentos necessários para a inscrição, a avaliação dos candidatos e a divulgação do resultado final, acesse o edital.