Notícias

Rede Nacional de Ciência para Educação publica primeiro livro

30/11/2017

Clarice Cudischevitch

A obra, intitulada “Ciência para Educação: uma Ponte entre Dois Mundos”, teve organização do coordenador do INNT, Roberto Lent, e será lançada no dia 8 de dezembro, no Rio de Janeiro.

A Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) vai lançar, no dia 8 de dezembro, o livro “Ciência para Educação: uma Ponte entre Dois Mundos”, na Livraria Argumento, no Rio de Janeiro. A obra, publicada pela editora Atheneu, busca ilustrar, com linguagem acessível, alguns dos temas relacionado ao aprendizado e à educação para os quais a ciência internacional já vem contribuindo há algum tempo.

A Rede CpE foi fundada em 2014 pelo coordenador do INNT, Roberto Lent (UFRJ/IDOR), que atualmente também é seu coordenador geral. Atualmente, consiste em um grupo de mais de 100 pesquisadores brasileiros comprometidos em fazer ciência pensando na melhoria da educação no país. Os pesquisadores do INNT Claudio da Cunha (UFRN), Esper Cavalheiro (Unifesp), Flavia Alcantara Gomes (UFRJ), Ivan Izquierdo (PUC-RS), Jorge Moll Neto (IDOR) e José Garcia Abreu (ICB-UFRJ) estão entre seus membros.

O livro foi organizado por Roberto Lent e pelos pesquisadores Augusto Buchweitz (PUC-RS) e Mailce Borges Mota (UFSC). São, ao todo, 25 autores de 12 instituições públicas e privadas associados à Rede CpE, entre neurocientistas, psicólogos, economistas, cientistas da informação, fonoaudiólogos, psiquiatras, médicos, biólogos e linguistas. Seus 12 capítulos apresentam um foco multidisciplinar e abordam temas que fundamentam e condicionam as formas de aprender, com ênfase em processos neurofisiológicos, emocionais e comportamentais que afetam a educação.

Entre os assuntos trazidos pela obra, estão temas como o desenvolvimento do cérebro ao longo do crescimento e seu papel no aprendizado; a importância da educação infantil; o aprendizado das palavras e a participação familiar no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos; o ensino da matemática tendo como embasamento os fundamentos da neurociência e da psicologia cognitiva; os transtornos mais comuns que afetam o ensino, o papel das tecnologias na sala de aula, uma avaliação de corte econômico da educação infantil no Brasil e no mundo e as competências socioemocionais, atualmente um tema central nas discussões sobre aprendizagem e desempenho escolar.

Lançamento do livro “Ciência para Educação: uma Ponte entre Dois Mundos”
Data: 8 de dezembro de 2017, às 18h30
Local: Livraria Argumento – Rua Dias Ferreira, 417 – Leblon – Rio de Janeiro/RJ