Notícias

Revisão confirma importância da molécula Wnt para terapias contra câncer

30/12/2017

Murilo Lobo Braga

 

Com pesquisadores sediados em diversos países, a ciência mundial é dinâmica. Existem assuntos que despertam o interesse de várias instituições e cientistas, o que é bom, porque aumenta a quantidade de informações disponíveis sobre um tema, mas pode ser difícil nos situarmos nesse mar de referências.

Uma bússola criada para auxiliar nesta navegação é a revisão sistemática. Comum no meio acadêmico, a técnica consiste em analisar a literatura mais recente sobre um determinado assunto, encontrando uma linha de pensamento comum aos artigos publicados.

Foi o que fizeram os pesquisadores do INNT, José Garcia Abreu e Vivaldo Moura Neto, junto a outros cinco colegas. Eles publicaram a revisão :Microglia-glioblastoma interactions: New role for Wnt signaling”, reunindo informações relevantes sobre possibilidades de combate ao câncer.

Wnt é o nome de uma molécula presente em tumores. Ela tem o poder de influenciar células cerebrais e, assim, intensificar a proliferação do tumor. Por isso, conhecer os mecanismos de funcionamento da Wnt pode ser uma saída na produção de fármacos que trabalhem com a inibição do crescimento de um câncer.

A revisão sistemática conclui que a análise da Wnt é uma tendência que merece atenção particular em estudos futuros. Um exemplo de informação ainda obscura é a heterogeneidade celular do tumor, especificamente no que diz respeito à presença de células tronco no glioma — elas são resistentes a tratamentos e podem ser as responsáveis pela recidiva tumoral.

Leia a íntegra da revisão (em inglês).