Quem Somos

INSTITUTO NACIONAL DE NEUROCIÊNCIA TRANSLACIONAL

Convergência da neurociência básica com a saúde e as doenças do cérebro

INSTITUIÇÃO-SEDE

Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

COORDENAÇÃO

Roberto Lent – professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Coordenador

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), e pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (1979-82). É professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa, e diretor por dois mandatos do Instituto de Ciências Biomédicas (2007-2014). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, e Coordenador da Rede Nacional de Ciência para Educação. Chefia o Laboratório de Neuroplasticidade do Instituto de Ciências Biomédicas. Atua na área de Morfologia, com ênfase em Neuroembriologia, desenvolvendo as seguintes linhas de pesquisa: desenvolvimento e plasticidade do córtex e comissuras cerebrais, quantificação de estruturas cerebrais de diferentes espécies, e estudos do córtex cerebral humano. Atua também em Educação e Divulgação Científica para adultos e crianças, com livros publicados para ambos. 

Currículo lattes

Sergio T. Ferreira – professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vice Coordenador

Graduado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), concluiu Mestrado (1987) e Doutorado (1989) em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e realizou Pos-Doutorado no Departamento de Física da University of Illinois at Urbana-Champaign (USA, 1992-1994). Contratado como Professor Adjunto em 1990, tornou-se, em 1999, Professor Titular do Instituto de Bioquimica Medica da UFRJ. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química Biológica (1999-2001) e Chefe do Departamento de Bioquímica Médica (2001-2005) da UFRJ. A partir de 2014, tornou-se também Professor Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. E’ Membro Titular da Academia Brasileira de Ciencias e da Ordem Nacional do Merito Cientifico (classe Comendador),  Foi Vice-Chairman (2003-2005) e Chairman (2006-2008) da Pan-American Association for Biochemistry and Molecular Biology (PABMB). Foi membro do Committee on Symposia da International Union for Biochemistry and Molecular Biology (IUBMB) (2006-2012), e do Board of the General Assembly da International Union for Physiological Sciences (IUPS) (2017-2018). É membro do Conferences Committee da International Society for Neuroscience (ISN) (2017- ), e do Comitê de Seleção (2013- ) e do Conselho Consultivo (2016- ) da Academia Brasileira de Ciências. E’ membro dos Editorial Boards dos periódicos Biochemical Journal (2014- ), Journal of Alzheimer’s Disease (2016- ), Journal of Alzheimer’s Disease Reports (2017- ), Dementia&Neuropsychologia (2008- ), Frontiers in Molecular Biosciences (2017- ) e Alzheimer’s & Dementia: Diagnosis, Assessment and Disease Monitoring (2015- ), e foi membro dos Editorial Boards de FEBS Journal (2006-2012), PLoS One (2008-2014) e Journal of Neurochemistry (2012-2017). Tem experiência nas áreas de Bioquímica/Biofisica/Neurobiologia, e seu principal foco de interesse atual reside em estudos das doencas neurodegenerativas, em particular da doenca de Alzheimer.

Currículo lattes

COMITÊ GESTOR

Esper A. Cavalheiro
professor titular da Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo

Esper abrao cavalheiro, Médico, é professor titular do Departamento De Neurologia e Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal De São Paulo. É membro titular da academia brasileira de ciências, da international league against epilepsy, do international bureau of epilepsy. Foi presidente do CNPQ e Secretário de Politicas e Programas de Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia. Foi presidente do fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduacao, Coordenador do programa de Pós-graduacao em Neurologia e Neurociencia da UNIFESP e vice-presidente da academia de ciências do estado de são paulo. Desenvolve pesquisas em neurociências com foco nos mecanismos subjacentes aos principais distúrbios neurológicos, área em que publicou mais de 420 artigos em periódicos especializados. Possui 20 capítulos de livros e 5 livros publicados. Orientou 32 dissertacoes de mestrado e 35 teses de doutorado nas areas de medicina e fisiologia. Recebeu 8 prêmios e/ou homenagens, entre os quais destacam-se a grã-cruz da ordem do mérito científico nacional e o título de comendador da ordem do rio branco. Atuou como assessor do centro de gestão e estudos estratégicos em ciência tecnologia e inovação onde liderou estudos de prospecção estratégica em várias áreas do conhecimento. Entre 2010 e 2015 foi presidente do conselho científico do instituto apae de são paulo. Em 2013 assumiu a pró-reitoria de planejamento da unifesp, cargo que exerceu até abril de 2017. É membro do conselho de administração do cnpem e membro do conselho superior da fundação péter murányi . Assumiu a pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa da unifesp em maio 2017. Após sua aposentadoria na unifesp (setembro de 2018), trabalhou como pesquisador do cnpem entre novembro de 2018 até março de 2020. Em agosto de 2020, recebeu o título de professor emérito da escola paulista de medicina / unifesp, onde atua como professor sênior.

Currículo lattes

Flavia Regina Souza Lima
Professora Associada a Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bolsista Produtividade CNPq nível 1D e Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Formada em Ciências Biológicas, possui Mestrado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF; conceito CAPES 7), Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, e Doutorado (Sanduiche) em Ciências pelo IBCCF, UFRJ e Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale – INSERM U711, Hôpital de la Salpétrière, Paris. Seu Pós-Doutorado foi feito no Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, São Paulo. De volta ao Rio, foi pesquisadora FAPERJ (Fixação de Pesquisador) e Professora Visitante do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) – UFRJ. Desde 2009 é Professora do Programa de Anatomia, ICB-UFRJ, atualmente é Professora Associada. Dirige o Laboratório de Biologia das Células Gliais. Coordena, no momento, um Programa de Cooperação Internacional Brasil-França CAPES-COFECUB. É a atual Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas do ICB (conceito CAPES 7), membro da International Society for Neurochemistry, do Programa de Pesquisa em Biologia Celular e do Desenvolvimento do ICB UFRJ e do Programa de Pesquisa em Neurociência Básica e Clínica do ICB UFRJ. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Neurobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento do sistema nervoso, interação neurônio-glia, ativação microglial, interação microglia-tumor, papel da glia no câncer e na Doença de Parkinson. Na área de Extensão, coordena o projeto Ciência sobre Rodas.

Currículo lattes

Claudio Da Cunha
professor titular da Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (1989) e doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1992). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Paraná. Seu principal objetivo de pesquisa é entender como o sistema neural chamado de núcleos da base aprende selecionar ações com consequências gratificantes ou ações que evitam situações aversivas. Para tanto utiliza técnicas de farmacologia comportamental, neuroquímica, eletroquímica e eletrofisiologia. Suas principais contribuições científicas foram: (i) validar o tratamento de ratos com MPTP como um modelo de déficits cognitivos observados na fase inicial da doença de Parkinson, e (ii) o modelo do mosaico de espelhos quebrados que propõe que neurônios do corpo estriado codificam ações motoras de partes do corpo direcionadas a objetos (Behav Brain Res, 199:.. 157, 2009). Esse tema é importante para elucidar como a seleção de ações ocorre em situações normais e patológicas tais como as doenças de Parkinson, Huntington, transtorno de déficit de atenção / hiperactividade, dependência de drogas, esquizofrenia e transtorno obsessivo-compulsivo (OCD).

Currículo lattes

Fernando Cendes
professor titular da Faculdade de Ciências Médicas/Universidade Estadual de Campinas

Professor Titular do Departamento de Neurologia da UNICAMP. Graduado em medicina pela Universidade Federal de Goiás (1985), fez residência médica em neurologia na Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (1989), especialização em neurofisiologia clínica na Universidade McGill – Montreal Neurological Institute and Hospital, Canadá (1989), especialização em epileptologia e post doctoral research fellowship na Universidade McGill, Hospital e Instituto Neurológico de Montreal (1991-1996), doutorado em neurociência na Universidade McGill, Departamento de Neurologia e Neurocirurgia (1993-1997) e livre-docência na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2004). Em 1997 ingressou como médico e docente na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. É professor visitante da Universidade McGill, Departamento de Neurologia e Neurocirurgia (desde 1997) e um dos coordenadores da área de saúde da FAPESP (2007- ). Foi presidente da Liga Brasileira de Epilepsia (2006-2008), secretário da Subcomissão de Neuroimagem da Liga Internacional Contra a Epilepsia [ILAE] (2005-2009), Chair da Diagnostic commission da ILAE (2009-2013), coordenador da Subcomissão de Pós-Graduação do curso de Fisiopatologia Médica da FCM-UNICAMP (2006-2010), chefe do Departamento de Neurologia da FCM-Unicamp (2002-2006) e Coordenador da Câmara de Pesquisa da FCM-UNICAMP (2008-2014). Publicou 530 artigos completos em periódicos especializados (459 no Pubmed), 76 capítulos de livros e 6 livros. Orientou 27 dissertações de mestrado, 49 teses de doutorado, 21 pós-doutorados, além de ter orientado 59 trabalhos de iniciação científica. Atualmente orienta 4 dissertações de Mestrado, 8 teses de Doutorado, 5 Pós-Doutorados e 6 Iniciações Científicas. É membro de corpo editorial dos jornais científicos internacionais Neurology; Epilepsy Research; Arquivos de Neuropsiquiatria; e Editor Associado do jornal Epilepsia e Editor do Frontiers of Neurology Epilepsy. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Brasileira de Neurologia, da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica e da Sociedade Brasileira de Neuroradiologia Diagnóstica e Terapêutica. É membro associado da American Academy of Neurology e da American Epilepsy Society. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A. Índice H 60 no Web of Science e 80 no Google Scholar.Tem experiência na área de Medicina-Neurologia, com ênfase em Epileptologia e Neuroimagem, atuando principalmente nos seguintes temas: epilepsy, seizures, magnetic resonance imaging, electroencephalography e fMRI.

Currículo lattes

Karin da Costa Calaza
professor titular da Universidade Federal Fluminense

Karin da Costa Calaza possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado (1995-1997) e doutorado (1997-2001) em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou do programa de Doutorado Sanduiche com estágio na Cornell University (2000-2001) sob a supervisão do prof. Robert Duvoisin e realizou o pós-doutorado no Visual Neuroscience Departament do Ophtalmology Institute da University College London no laboratório do Dr. Glen Jeffery. Atualmente é professora titular do Departamento de Neurobiologia, orientadora permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e docente permanente da Pós-graduação em Ciências Biomédicas da Universidade Federal Fluminense, bolsista de produtividade do CNPq (nível 2/2020-2023) e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ/2018-2021; 2021-2024). Foi vice-presidente do Grupo de Trabalho Mulheres na Ciência da UFF (2018-2022), membro do Fórum dos GT de Gênero e Parentalidade do RJ e do Comitê de Diversidade da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (2020- 2023). Atualmente é vice-presidente da Comissão Permanente de Equidade de Gênero da UFF -CPEG (2023-). Coordenadora dos Projetos de Extensão “UFF nas escolas” e “Viés implícito e Ameaça pelo estereótipo: o que a Neurociência tem a nos dizer?” e vice-coordenadora do projeto de divulgação científica “Pega visão”. Colaboradora nos projetos de extensão “Include meninas” e “Mulherio” da UFF e “Descontruindo estereótipos para uma sociedade mais justa” da UFRJ Coordenadora do laboratório de Neurobiologia da Retina, tem experiência na área de Morfologia e fisiologia da retina. Desenvolve estudos que avaliam o papel da cafeína e dos canabinoides no desenvolvimento da retina e mecanismos de morte de celular em disfunções retinianas (isquemia e hiperglicemia), com foco na busca de novos alvos moleculares para prevenção/cura. Mãe de duas filhas nascidas em 2004 e 2007.

Currículo lattes

Ricardo A. M. Reis
Professor Associado à Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação Ciências Biológicas Universidade de Brasília (1988) * Mestrado em Biofísica – Farmacologia Molecular UFRJ (1991); Doutorado em Biofísica – Neuroquímica UFRJ (1995) * PósDoutorado em Neurobiologia – Oxford e Cambridge UK (2001, 2003);  Colaboração CAPES-Grices Univ. Coimbra Setembro 2008-Julho 2009 Professor Associado IV UFRJ, foi coordenador do Programa Avançado em Neurociências (PAN) em 2007, foi coordenador do Programa de Neurobiologia do Instituto de Biofísica UFRJ (2009-2011), foi Coordenador Adjunto de Pós Graduação em Biofísica (2010-2011), é o atual Chefe do Lab Neuroquímica Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (desde 2014), foi Conselheiro do Centro de Ciências da Saúde no Conselho de Pós-Graduados (CEPG 2014-2017). É cientista do estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) desde 2019, é bolsista do CNPq em produtividade 2, é representante dos Professores Associados do IBCCF (desde 2022) Interesses: (i) Ações de transmissores e fatores no circuito neuro-glial, (ii) o sistema endocanabinóide na fisiologia e em quadros patológicos, receptores P2X7 e sinalização neurônio-glia, sobrevida de neuronios periféricos e centrais.

Currículo lattes

Vivaldo Moura Neto
diretor de pesquisa do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer/Rio de Janeiro

Currículo lattes